LiveZilla Live Chat Software

AUXILIADORA Porto Alegre

Oficialmente criado em 07/12/1959 pela lei nº 2.022, o bairro Auxiliadora tem sua origem nas últimas décadas do século XIX. Seu desenvolvimento se deu através da Estrada da Aldeia – hoje Av. 24 de Outubro, que ligava a capital à Freguesia dos Anjos, atual cidade de Gravataí. 
Com a instalação de moinhos de vento, na propriedade de Antonio Martins Barbosa (Barbosa Mineiro), próximo à atual Barros Cassal, a Estrada da Aldeia passa a ter maior circulação, e seu nome é mudado para Estrada dos Moinhos de Vento. A instalação da linha de bonde impulsiona a ocupação na região, e esta vai tomando ares de bairro. 

Nas primeiras décadas do século XX, inicia-se o processo de loteamento das terras da região. É também erguida a capela Nossa Senhora Auxiliadora, tornando-se paróquia em 1916. Por decreto municipal, em 1933, a rua Moinhos de Vento ganha seu nome atual - 24 de Outubro, em homenagem ao golpe militar que depôs o presidente Washington Luís. Neste período, já eram numerosos os transportes públicos que circulavam no local, e as linhas que iam para a região denominavam-se Auxiliadora, o que popularizou o nome do bairro. Por ter iniciado a partir de um loteamento organizado, o bairro se caracteriza pelo planejamento de suas ruas e boa infraestrutura, e as moradias que compõem a região são heterogêneas: misturam-se no mesmo ambiente, casas antigas, com construções do início do século, e edifício modernos, que possuem uma boa vista da cidade.  

Atualmente, o bairro Auxiliadora conta com uma população de quase 10 mil habitantes, distribuída em uma área de 84 hectares. Apesar de sua proximidade com o centro de Porto Alegre, é um bairro com características residenciais, dispondo, porém, de variado comércio e serviços que atendem, quase exclusivamente, os moradores do bairro e arredores. Quanto ao lazer, a região dispõe de diversão para todas idades, contando com variados bares e danceterias. Há ainda, no bairro, elegantes e refinados restaurantes da capital gaúcha. 

IMÓVEIS NO BAIRRO AUXILIADORA