LiveZilla Live Chat Software

TRISTEZA Porto Alegre

O bairro Tristeza tem a proximidade ao lago (chamado de rio) Guaíba e conta com a avenida mais importante da região: Wenceslau Escobar, onde se localiza a sede Dimóvel na Zona Sul. Sobrados tradicionais, prédios de apartamentos, residências e casas em condomínios são ótimas opções de moradia para as famílias. O bairro Tristeza alia a tranquilidade característica da zona sul com a facilidade de serviços e comércio de todos os gêneros e gostos.

  Curiosidade: Assim como outros bairros da zona sul da cidade, originalmente o bairro Tristeza tinha características rurais e de muita tranquilidade, longe da movimentação do Centro da cidade. A origem do nome remete a isso: um dos primeiros moradores da região, José da Silva Guimarães, possuía uma chácara na área hoje conhecida como Vila Conceição. O semblante do pioneiro, considerado triste, acabou por designar o seu apelido, que acabaria se tornando o nome do bairro.

As terras do sr. Tristeza abrangia uma área maior do que a atual, englobando os que hoje são seus vizinhos (Vila Conceição e Vila Assunção, bem como partes de Camaquã e Pedra Redonda). No entanto, toda essa vasta área só teve alguma movimentação maior a partir do final do século XIX, com a instalação de agricultores italianos que não haviam conseguido lotes de terra na Serra gaúcha. A colônia agrícola, batizada de Teresópolis, ironicamente acabou vingando nas proximidades do principal acesso ao Tristeza, a estrada proveniente da Cavalhada, onde hoje se localiza justamente o bairro atual de Teresópolis. Com isso, o primeiro ciclo de impulso à ocupação do Tristeza não havia sido bem sucedido.

 Fontes: Dimóvel, Prefeitura de Porto Alegre e Zero Hora.



IMÓVEIS NO BAIRRO TRISTEZA